Páginas

23 outubro 2009

Liberdade para ler

Olá galerinha,
P.C. atualizou seu blog mais dessa vez ela fez uma critica ao países e pessoas que proíbem os outros de lerem certos livros.

"Quem quiser derrubar a liberdade de uma nação deve começar por dominar a franqueza no falar". -Benjamin Franklin

"Deus nos livre que qualquer livro deve ser proibida. A prática é tão indefensável quanto infanticídio ". Dame Rebecca West

"Se há um princípio fundamental subjacente a Primeira Emenda, é que o governo não pode proibir a expressão de uma idéia simplesmente porque a sociedade considera a própria idéia ofensiva ou desagradável." -Supremo Tribunal de Justiça William J. Brennan, Jr., Texas v. Johnson, 491 E.U. 397 (1989)

Segundo a ACLU's 13th Annual Report on Challenged e Livros proibidos no Texas Escolas Públicas (http://aclutx.org/files/FREE% 20people% 20READ% 20FREELY% 202009.pdf), House of Night é a série mais proibidas na estado do Texas. Hum. Faz-me ainda mais orgulhoso de ser um Okie! E, uau! Eu juntei alguma empresa de prestígio: Harper Lee, Ray Bradbury, John Steinbeck, Judy Blume, Salman Rushdie, Bram Stoker, e Cormac McCarthy (para citar apenas alguns autores que foram banidos).

Eu realmente amo a ironia que um dos sistemas escolares proibiu minha série inteira. Yep. Mesmo os livros que eu não tenha escrito ou publicado. Afrodite como diria, "Crazy tanto?"

A luta contra a proibição de livros não é nenhuma novidade para mim. Como muitos de vocês sabem, eu ensinei escola por quinze anos antes de eu me aposentei para escrever em tempo integral. Durante aqueles anos eu estava contra a minha terra túnel visioned, arrogante, presunçoso pais / administradores membros da diretoria da escola que eu insistia em que uma pessoa ou grupo de pessoas não têm o direito de escolher para o resto de nós que lemos. Não, por favor, entenda que sempre defendi o direito dos pais para desculpar o seu filho da leitura, digamos, To Kill a Mockingbird (sim, isso realmente aconteceu), porque eles não queriam que seu filho "leitura sobre o estupro ea palavra N." Mas nenhum pai tem o direito de decidir por um sistema escolar, ou uma biblioteca, se o gênio Harper Lee, de um livro deve ou não ser arquivado.

Recentemente, foi entrevistada para a revista de um escritor e uma das perguntas era sobre o conselho que eu daria aspirantes a autores de adultos jovens e como eles podem obter o tom de seus livros YA direita. Eu disse, basicamente, que um autor tem de realmente "pegar" os adolescentes para ser capaz de escrever para eles, e que muitas vezes significa um autor tem de pressionar o envelope percepção sobre o que é "aceitável" para muitos adultos, e em vez escrever sobre o que é real para os adolescentes de hoje. O entrevistador voltou para mim com esse seguimento da pergunta: Por "aceitável para os adultos, 'você quer dizer com sexo, drogas e outros comportamentos que os adultos preferem não pensar em sua adolescência como fazer? E o caso para escrever sobre esses comportamentos em YA é que isso é o que os adolescentes enfrentam na sua vida?

Aqui é a minha resposta:O processo de escrita de forma realista para os adolescentes é muitas facetas. Primeiro, há a questão de credibilidade. Como eu disse antes, as crianças saibam se você pegá-los ou não, e que, independentemente de se estamos a falar diante de centenas deles em sala de aula ou escrevendo para eles. Além disso, eu sempre escrevo o que eu gostaria de ler, e eu sei muito bem que os adolescentes querem ler / escrever Pollyanna material sobre eles. E então tudo se resume ao fato de que a ignorância não é felicidade. Evitando assuntos que são desconfortáveis, não trabalho para mim em muitos níveis diferentes: Eu acredito em sexo ed. Penso em conversar com a minha filha honestamente sobre dissabor da vida. Penso em enfrentar problemas de frente com os adolescentes, mesmo que isso signifique que eu escrevo a série mais proibidos de livros no Texas. Vamos apenas ser honesto sobre o que nossos filhos estão lidando com em uma base diária e as linhas de comunicação aberto com eles para que eles não têm de enfrentar as coisas sozinho!

A ACLU disse algo muito similar em seu relatório:"Uma vez carpooling superar as crianças, talvez os pais devem crescer também. Em vez de tentar evitar a pré-adolescentes e adolescentes de leitura sobre o que eles já sabem, os pais devem considerar a leitura para descobrir o que está acontecendo na vida das crianças da mesma idade deles. A partilha de boleias pela leitura, por assim dizer. Em seguida, os pais podem usar os livros como pontos de partida com os filhos de coração para coração conversas sobre valores e comportamento. Dessa forma, todos podem aprender algo. Em vez de proibir a literatura juvenil, vamos todos ler alguns e falar sobre isso. "

É a verdade: POVO LIVRE ler livremente. Só porque alguém não concorda com algo, não lhes dá o direito de censurá-la do resto de nós.

Fui calmamente verificando-se alguns dos blogs vêm dizendo coisas sobre a minha série que está sendo proibido. Um grupo blog realmente disse que podia compreender porque os meus livros foram basicamente sobre os lotes do sexo oral. O quê? Veja, isto evidencia uma das coisas mais nauseabundo sobre as pessoas que gostam de decidir o que os outros devem ou não devem ler-se: a maioria deles realmente não ler as obras que estão caluniando. Um dos meus exemplos favoritos deste aconteceu um par de anos atrás na minha classe sophomore Inglês. Eu era uma unidade de ensino Les Miserables, E usou o 10 º aniversário PBS musical especial onde famosos atores / atrizes do teatro de Londres cantaram o placar do jogo. Eu dei os meus alunos uma cópia das letras, para que eles pudessem acompanhar (simulação e das canções mais tarde nos jornais que eu tinha que escrevam). Assim, uma criança levou para casa a letra. Sua mãe abriu a Lovely Ladies música, ler um par de linhas (literalmente - duas ou três), então saltou à frente e encontrou Javert's Estrelas, Que é a canção que ele canta para Deus antes que ele comete suicídio. Ela prontamente chamou Principal Spineless e insistiu para que eu seja obrigado a parar de ensinar Les Miserables porque era "sobre nada, mas putas e suicídio." Recusei-me a parar de ensinar um clássico que eu ensino tinha sido há uma década por causa de um pai, e passou sobre o negócio de educar as mentes dos jovens. Da próxima vez que eu ouvi do Diretor Spineless ele estava dizendo para não me preocupar com o corte Les Miserables em meus planos de aula (que eu não estava fazendo assim mesmo) porque o pai tinha chamado sua demanda e retraído. Parece que alguém na igreja lhe havia dito que o jogo era realmente bem, de modo que ela adivinhou que deve ficar tudo certo. Não, ela nunca se preocupou em ler mais nenhuma das letras, assistir ao PBS especial, ou ler o livro de Victor Hugo.

Aqui está a linha de fundo: Leia alguns Banned Books. Falar sobre eles. Compartilhá-los. Obtenha sobre o seu direito como um americano de exercer sua liberdade de expressão. Comece com Fahrenheit 451 por Ray Bradbury e To Kill a Mockingbird por Harper Lee. E, como Juan Ramon Jimenez disse: "Se eles dão a você excluir papel, escreva para o outro lado."

PS: me desculpem se aparecer algum erro, você fica louca traduzindo um texto desse tamanho =D
Tradução e adaptação Equipe House of Night BR
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é Muito Importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.