Páginas

13 novembro 2009

Cherokee Língua e História

Olá galerinha,

Aqui está uma lista de palavras na língua Cherokee e seus significados que foram usados nos livros da nossa querida série House of Night.


Idioma: Cherokee, mais grafadas corretamente Tsalagi-se um Iroquoian língua com um silabário inovadoras escrita inventada por um estudioso Cherokee. 22.000 pessoas falam hoje Tsalagi, principalmente em Oklahoma e Carolina do Norte. Embora seja uma das mais saudáveis línguas indígenas da América do Norte e uma em que a maior parte da literatura que está sendo publicado, Tsalagi ainda está em perigo por causa da condição de políticas governamentais, como o final dos anos cinqüenta que obrigou a retirada das crianças da Cherokee Tsalagi língua casas , reduzindo o número de jovens Cherokees sendo levantadas bilíngüe de 75% para menos de 5% hoje.

Pessoas: 'Cherokee' é ancora por 'pessoas com uma outra língua ". (É incrível como colonos brancos sempre conseguiu descobrir o nome de outra tribo para qualquer grupo de índios. Aprenderam a palavra ancora da tribo Cherokee, mas não a palavra Creek para si.) De qualquer maneira, o nosso nome original era Aniyunwiya para nós mesmos, mas Cherokee é bom demais (apesar de dizer que Tsalagi). Há 350.000 pessoas Cherokee hoje, a maioria em Oklahoma e Carolina do Norte.

Histórico: O mais conhecido episódio na história da Cherokee também foi o pior: o Trail of Tears, a deslocação forçada dos índios Cherokee de seu lar ancestral, no sudeste de Oklahoma. O povo Cherokee foi uma sociedade urbana e cristão, agrícola, casamentos que tinham apoiado pelos Estados Unidos contra outras tribos. No final, tudo isso foi para nada. Apesar de americanos proeminentes como Davy Crockett e Daniel Webster falou contra o afastamento e, embora o Supremo Tribunal decidiu ser inconstitucional, o Presidente Andrew Jackson enviado no exército. Quinze a vinte mil índios Cherokee (junto com Choctaw, Creek, E de outras tribos) foram presos e conduzidos para Oklahoma, no inverno de 1838-1839. Expulsos de suas casas sem serem autorizados a recolher seus pertences em primeiro lugar, até mesmo os seus sapatos, o Cherokees não eram mais bem equipados para uma 800-milha marcha forçada que hoje as pessoas seriam. Entre quatro e oito mil pessoas morreram de exposição Cherokee, fome, doença e exaustão ao longo do Trail of Tears. Se você entende isso, tanto a extensão à qual o Cherokees tinha adoptado as normas americanas da civilização antes da remoção e da futilidade final dela, você irá percorrer um longo caminho para a compreensão da mentalidade Cherokee e também as atitudes dos outros povos indígenas em relação a nós.

Créditos: Línguas nativas

Marcada
U-que-tsi um-ge-hu-tsa = Filha
Tsi-lu-gi U-we-tsi um-ge-hu-tsa = Bem-vindo Daughter
U-S-ti Do-tsu-wa = Little Redbird
U-que-tsi um-ge-hu-v tsa-HNA-SV-no-yi = Filha da Noite


Merry Meet, Merry Part, Merry Meet Again para todos!!

Fonte

2 comentários:

  1. oi so fã dessa serie, ja li os cinco livros e amei, estou louca para ler o sexto...
    Amei o blog.. Parabens,...
    Sou uma seguidora daqui...
    haaa adorei o post sobre a historia cherokee
    Saudaçoes....

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Sou mais uma fã da série, e estou curtindo o blog.
    Neste post vocês só colocaram a tradução do Cherokee do primeiro livro, mas e os outros? Mesmo assim está ótimo. Parabéns.

    Merry Meet, Merry Part, Merry Meet de novo.

    ResponderExcluir

Sua Opinião é Muito Importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.