Olá pessoal,
uma matéria do Jornal O TEMPO retrata um pouco dessa grande fascinação que a literatura Vampiresca vem exercendo sobre o público juvenil. ;)
Terror que surge dos livros
fabiano chaves
fabiano chaves
Geralmente, histórias fantásticas ganham mais destaque quando as imagens predominam sobre as palavras, talvez por se tratarem de seres míticos, sobrenaturais, folclóricos, criados a partir da imaginação de alguém.
Assim, o cinema e as revistas em quadrinhos são terrenos férteis onde as criaturas do outro mundo espalham sua jornada de horror, heroísmo e entretenimento com sucesso, principalmente entre o público jovem.
No entanto, entre a moçada, parece que esse panorama mudou de cara. Talvez a questão possa ser explicada por sucessos das prateleiras, como a série "Harry Potter", da autora britânica J. K. Rowling, e os três volumes de "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien. O fato é que o público juvenil anda focado na literatura fantástica. E agora é a vez dos vampiros.
Criadoras do fã-clube Twilightbh, dedicado a saga de "Crepúsculo" e outras obras vampirescas, Fernanda Siepierski e Marina Duarte contam que a adesão e o interesse dos jovens e adolescentes crescem intensamente. "Após a pré-estreia de ‘Crepúsculo’, começamos a reunir uma turma e tivemos a ideia de organizar um fã-clube para nos encontrarmos mais e nos divertimos. Hoje, temos aproximadamente 500 membros cadastrados", conta a publicitária Marina Duarte.
Mensalmente, elas organizam eventos e encontros, divulgando a literatura juvenil, focada, principalmente, no universo vampiresco. "Realizamos eventos de lançamentos de livros, encontros informais, como piqueniques e afins, e, em outubro, realizamos um festival de talentos, no qual os fãs das sagas de vampiros puderam demonstrar suas diversas habilidades, incluindo música, desenho e até apresentações circenses", diz Fernanda Siepierski.
Recentemente, elas promoveram um encontro tratando especificamente da série "The House of Night", de P. C. Cast e Kristin Cast, saga com uma visão nova e diferente dos vampiros, onde as criaturas vão para uma espécie de escola para aprenderem a lidar com essa vida (lembrou Harry Potter?), e que já conta com seis títulos publicados nos Estados Unidos e dois no Brasil.
Fã de vampiros "desde sempre", a estudante de pedagogia Amanda Gabriela, 21, era uma das participantes do encontro sobre a série "The House of Night", realizado no shopping Pátio Savassi. "Conheci a série através de um amigo e pela internet e curto muito. Ela traz um tratamento diferente dos vampiros, focando muito na figura da mulher", afirma ela.
Na sua lista, filmes e séries de TV como "Anjos da Noite", "True Blood" e "The Vampire Diaries" figuram entre os favoritos. Porém, a preferência da jovem está mesmo nas páginas dos livros que consome vorazmente. "Prefiro mais os livros. Na literatura, você consegue maior riqueza de detalhes. No cinema e na TV é tudo muito adaptado. Os livros são muito envolventes", destaca, relacionando obras como "Os Sete" e "O Sétimo", de André Vianco, além, naturalmente, das sagas "Crepúsculo" e "The House of Night".
Para Amanda, as mudanças em algumas características dos vampiros na atualidade surgem como uma forma de aproximar o público juvenil desse tipo de produção. "Acho que os adolescentes se identificam mais com vampiros humanizados, com conflitos emocionais e atuando como heróis".
Vampiromania. Fernanda Siepierski e as duas obras de 'The House of Night' publicadas no Brasil, em evento dedicado aos fãs da série
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua Opinião é Muito Importante para nós!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.