Páginas

01 dezembro 2009

HoN EM MATÉRIA DO JORNAL O TEMPO!!

Olá pessoal,
uma matéria do Jornal O TEMPO retrata um pouco dessa grande fascinação que a literatura Vampiresca vem exercendo sobre o público juvenil. ;)

Terror que surge dos livros
fabiano chaves

Geralmente, histórias fantásticas ganham mais destaque quando as imagens predominam sobre as palavras, talvez por se tratarem de seres míticos, sobrenaturais, folclóricos, criados a partir da imaginação de alguém.

Assim, o cinema e as revistas em quadrinhos são terrenos férteis onde as criaturas do outro mundo espalham sua jornada de horror, heroísmo e entretenimento com sucesso, principalmente entre o público jovem.

No entanto, entre a moçada, parece que esse panorama mudou de cara. Talvez a questão possa ser explicada por sucessos das prateleiras, como a série "Harry Potter", da autora britânica J. K. Rowling, e os três volumes de "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien. O fato é que o público juvenil anda focado na literatura fantástica. E agora é a vez dos vampiros.

Criadoras do fã-clube Twilightbh, dedicado a saga de "Crepúsculo" e outras obras vampirescas, Fernanda Siepierski e Marina Duarte contam que a adesão e o interesse dos jovens e adolescentes crescem intensamente. "Após a pré-estreia de ‘Crepúsculo’, começamos a reunir uma turma e tivemos a ideia de organizar um fã-clube para nos encontrarmos mais e nos divertimos. Hoje, temos aproximadamente 500 membros cadastrados", conta a publicitária Marina Duarte.

Mensalmente, elas organizam eventos e encontros, divulgando a literatura juvenil, focada, principalmente, no universo vampiresco. "Realizamos eventos de lançamentos de livros, encontros informais, como piqueniques e afins, e, em outubro, realizamos um festival de talentos, no qual os fãs das sagas de vampiros puderam demonstrar suas diversas habilidades, incluindo música, desenho e até apresentações circenses", diz Fernanda Siepierski.

Recentemente, elas promoveram um encontro tratando especificamente da série "The House of Night", de P. C. Cast e Kristin Cast, saga com uma visão nova e diferente dos vampiros, onde as criaturas vão para uma espécie de escola para aprenderem a lidar com essa vida (lembrou Harry Potter?), e que já conta com seis títulos publicados nos Estados Unidos e dois no Brasil.

Fã de vampiros "desde sempre", a estudante de pedagogia Amanda Gabriela, 21, era uma das participantes do encontro sobre a série "The House of Night", realizado no shopping Pátio Savassi. "Conheci a série através de um amigo e pela internet e curto muito. Ela traz um tratamento diferente dos vampiros, focando muito na figura da mulher", afirma ela.

Na sua lista, filmes e séries de TV como "Anjos da Noite", "True Blood" e "The Vampire Diaries" figuram entre os favoritos. Porém, a preferência da jovem está mesmo nas páginas dos livros que consome vorazmente. "Prefiro mais os livros. Na literatura, você consegue maior riqueza de detalhes. No cinema e na TV é tudo muito adaptado. Os livros são muito envolventes", destaca, relacionando obras como "Os Sete" e "O Sétimo", de André Vianco, além, naturalmente, das sagas "Crepúsculo" e "The House of Night".

Para Amanda, as mudanças em algumas características dos vampiros na atualidade surgem como uma forma de aproximar o público juvenil desse tipo de produção. "Acho que os adolescentes se identificam mais com vampiros humanizados, com conflitos emocionais e atuando como heróis".

Vampiromania. Fernanda Siepierski e as duas obras de 'The House of Night' publicadas no Brasil, em evento dedicado aos fãs da série



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é Muito Importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.