Olá pessoal! Merry Meet!
Bom, eu sou o Paulo Cilas, e faço faculdade de letras. Na faculdade, estou me especializando em Estudos Clássicos das Mitologias Grega e Romana, e decidi contar um pouquinho mais sobre a história de Nyx dentro da mitologia grega.
O livro que tem toda a base da mitologia grega se chama “Teogonia – A Origem dos Deuses”, e é de um escritor grego chamado Hesíodo. É um pouco difícil interpretar esse livro, pois ele é escrito em forma de poesia, mas por outro lado, ele conta muito sobre Nyx.
O livro começa falando sobre os quatro primeiros deuses, que deram origem a todos os outros. Os primeiros deuses são: Caos, Eros Primeiro (não é o deus do amor), Gaya, e o Tártaro. O tártaro é o deus da parte ruim do submundo, a Gaya é a deusa da Terra, esse Eros não tem uma função muito definida, mas no início ele era o deus do Som. Mas o mais importante desses quatro é o Caos. O Caos é o pai de Nyx.
Algumas pessoas não sabem, mas Nyx e Érebos são irmãos. Na mitologia era comum irmãos se amarem, e terem filhos juntos. Nyx teve três filhos deuses. Um de seus filhos ela gerou sozinha, sem um parceiro. O filho gerado só por ela se chama Éris. Os outros dois filhos, ela teve de seu consorte e irmão Érebos. Esses filhos são o Dia e o Éter. O Dia, como o nome já diz, é o oposto de Nyx, que é a deusa da noite. O Éter é o deus da atmosfera do monte Olimpo, que é diferente da atmosfera da Terra, e é o que faz com que todos os deuses sejam imortais.
Nyx não tem muita relação com os outros deuses olimpianos, pois os mais famosos, como Zeus, Poseidon e Hades, são bisnetos de Gaya. Às vezes chamam Nyx e Érebos de deuses secundários, mas isso é uma grande besteira. Nyx não é um dos 12 deuses que fazem o conselho olimpiano, mas ela é uma das primeiras deusas que existiu, e é só graças a ela que o mundo saiu do Caos, e houve a divisão do dia e da noite.
O mito mais famoso que envolve Nyx, é o da criação dos vampiros, que é atribuída à deusa. Mas ela também é encontrada em algumas comédias, onde ela é mostrada como uma deusa obscura, que enlaça as pessoas com seu charme e sensualidade.
Algumas pessoas confundem Nyx com Hécate, uma outra deusa. Mas Nyx é a deusa de toda a noite, enquanto Hécate toma conta só da madrugada.
Como todos os outros deuses, Nyx era para os gregos e romanos uma forma de explicar a natureza. Os povos antigos não tinham explicações científicas de como o dia se tornava noite, por isso acreditavam fielmente que isso era obra da deusa Nyx.
Bom, espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas acerca da deusa. E espero vê-los aqui mais vezes.
Merry Meet, merry part, e merry meet outra vez!
achei muito criativo o seu post, parabens!!!
ResponderExcluirAdorei meesmo ! muito bom ...
ResponderExcluirAmey, eu nao sabia que Nyx era citada na mitologia crego-romana
ResponderExcluirEu amo historia e principalmente mitologia, vou procurar por esse tal livro do Hesiodo, apesar de eu não me dar muito bem com poesia..kkk
Beijos, amei o post.
Valeu gente!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPS: Pra quem for procurar o Teogonia do Hesíodo, os nomes dos deuses aparecem traduzidos na versão em português do livro, e Nyx aparece como Noite.
ResponderExcluir