Páginas

31 agosto 2009

Poeta laureado.

oi pessoas õ/
A P.C se inspirou em várias lendas e crenças para fazer a série.
E uma delas foi a do poeta laureado, entendam um pouco o que é um poeta laureado.

Um poeta laureado é um poeta apontado oficialmente por um governo e se espera frequentemente do poeta a composição de poemas para eventos do Estado, além de outros eventos governamentais. A origem do termo vem da Grécia Antiga. O loureiro, na Grécia Antiga, estava destinado a Apolo, e para isso, se destinava a fazer uma coroa para honrar poetas e heróis. Já que as pessoas que recebiam a coroa de louros eram importantes, o termo laureado se generalizou para todas as pessoas distintas ou que alcançavam a glória. O prêmio de uma coroa de louros nasceu de um costume da Grécia e na Roma Antigas de coroar o vencedor num concurso poético ou distingui-lo de uma maneira oficial. Desta maneira, o poeta teria fama infinita. Exemplos de poetas laureados na Roma Antiga foram Lucano e Estácio.
A tradição foi recuperada na Baixa Idade Média, na Itália, tendo um grande desenvolvimento no Sacro Império Romano Germânico nos séculos XVII e XVIII. Em 30 de Março de 1778, os espectadores entusuasmados do sexto ato da tragédia de Voltaire Irène na Comédie-Française coroaram o poeta. A partir de então, vários países europeus mantiveram esta tradição.

A tradição do poeta laureado remonta ao dramaturgo Ben Jonson o grande rival de William Shakespeare nos palcos londrinos , que em 1616 recebeu uma pensão do rei James I. O cargo só seria oficializado em 1668, quando o poeta John Dryden assumiu a láurea (ele acabaria destituído por questões políticas). William Wordsworth e Alfred Tennyson estão entre os grandes poetas que receberam a distinção real. Mas, na lista de laureados, predominam mediocridades como Colley Cibber, que assumiu o posto em 1730. Seu nome só é lembrado por constar de um poema satírico de Alexander Pope, este sim um mestre do verso e da verve. Pope dizia que Cibber acumulava dois cargos no reino: era o poeta e o bobo da corte. Fora da Inglaterra, a láurea poética só pegou nos Estados Unidos. Lá, expandiu-se para todos os níveis da federação: há um laureado nacional e laureados estaduais e municipais. Em São Francisco, por exemplo, o poeta municipal é Lawrence Ferlinghetti, um dos fundadores, nos anos 50, do contestador movimento Beat. Deve ter sido curioso ouvir esse rebelde histórico proferindo seu discurso oficial, diante do prefeito, para agradecer a distinção, em 1998. Felizmente para ele – e para Ted Kooser, o poeta federal –, o país é uma república. Não existe família real para cantar em verso. O poeta laureado atua apenas como uma espécie de divulgador da poesia.
-

Um comentário:

  1. adorei seber um pouco mais sobre poeta laureado, e é bom saber que les tem um papel de estaque na sociedade :D, imagina si todas as pessoas importantes na sociedade falasee atravéz de poesia o quanto seria massa :D~

    ResponderExcluir

Sua Opinião é Muito Importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.