Páginas

02 maio 2011

Beltane - 30 de Abril - 1º de Maio



        Da virada da noite de ontem para hoje, dia 1 de maio é celebrado no hemisfério norte o BELTANE. Também chamado de FOGO BRILHANTE/SAGRADO, o Beltane é consideradado o mais alegre festival Celta, marcando a transição da primavera pro verão e celebrando a fertilidade e a fartura.
Histórico:        
        Segundo a cultura celta, nessa época do ano, celebrava-se o casamento sagrado da Deusa da Terra com o Deus da Vegetação, que se encontram, se apaixonam e a partir do amor deles tudo nascerá, trazendo abundância e fertilidade a sociedade, a plantação e ao rebanho. O ritual iniciava-se no anoitecer e terminava com o amanhecer, durante o evento era acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrado. E como tradição, as pessoas costumava queimar na fogueira oferendas como, por exemplo, totens ou animais para que o poder do fogo fosse passado para o rebanho por aquele animal. Também era comum que as pessoas pulasse nas fogueiras para que se enchessem das mesma energias poderosas 
O Maypole:
Utilizado na festividade o também chamado mastro de maio é um símbolo fálico ou seja está relacionado ao órgão genital masculino e representava a fertilidade para os participantes do festival. Antigamente eram os foliões que iam para a floresta cortar uma árvore e trazê-la para a cidade e depois o mastro era trabalho e decorado até ser fincado no chão e em sua volta ser colocado flores e verduras para que os demais membros da comunidade pudessem dançar em torno dele no sentido horário (também chamado deosil, que significa "sol-sábio") para trazer fertilidade e boa sorte. As fitas que associamos hoje com o maypole foram adicionadas posteriormente com o contato dos povos celtas com outras culturas. 


HOJE:


   Existe um tendência crescente pela revitalização dos costumes e festivais celtas hoje, uma parte motivada pelo avanço da ciência e das pesquisas e outra parte por grupos de neo-paganismo, wicca entre outros.
       Uma comemoração que desde os anos 80 vem revitalizando e proporcionando à população da Escócia um contato direto com costumes dos antigos povos celtas é o projeto “Beltane Fire Society” que acontece todo ano na virada do dia 30 de abril para o 1º de maio no castelo de Edimburgo em Calton Hill na Escócia, o projeto também comemora e faz encenações nos festivais de Samhain, Imbolc e Lughnasadh.



Nos livros:
Na obra " As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley,é relatada a festividade, mas deve se lembrar que em épocas remotas a sexualidade dispunha de um lugar de destaque e nada pudorado, pois como mencionam-se em muitos textos, é a celebração da Fertilidade.




É isso. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a cultura celta utilizada pela PC Cast e sua filha em House Of Night. As outras comemorações também são citadas no Manual do Novato.
Gostaria que vocês também soubesse que esse ritual também acontece no Brasil apesar de não ser comum, mas na minha opinião ele não faz tanto sentido pois nossas estações do ano não são tão bem definidas como o da Europa, por exemplo. Os paises do norte possuem um diferença considerável entre as estações do ano, diferentemente de nós.


Boa noite a todos, e me desculpem por não ter postado antes, mas estava doente.
MERRY MEET, MERRY PART, MERRY MEET AGAIN!



2 comentários:

  1. Merry meet, bom dia adorei o post realmente muito interessante , Beltane é uma festa linda, porem aqui no hemisfério sul no dia 1 de Maio eu assim como muitos Wiccanianos comemoramos o Samhain,(para quem segue a roda do ano do nosso hemisfério) ,Samhain é o antigo ano novo celta,o verdadeiro Halloween seu significado é o fim do verão.
    No meu blog estou postando um pouco sobres essas festividades tbm fiquem a vontade serão todos bem vindos ^^
    Parabéns pelo blog já sou fã de carteirinha \o/
    bençãos de NYx a todos
    Merry meeet, merry part, marry meet again
    http://bruxasevampyros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nayara (naydias)02/05/2011, 13:02

    Adorei esse post, do conteúdo do texto até as imagens. Muito bom mesmo. Parabéns Mila e ao site.

    ResponderExcluir

Sua Opinião é Muito Importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.