Páginas

20 maio 2011

Lenda Cherokee - Árvore de Cedro

Olá pessoal,
Hoje eu trago mais uma lenda Cherokee que eu encontrei no Sucker for Vampires.

Arvore de Cedro

Há muito tempo atrás, quando o povo Cherokee era novo na terra, eles achavam que a vida seria muito melhor se nunca houvesse nenhuma noite. Eles pediram para o Ouga (criador) que poderia ser dia o tempo todo e que não houvesse escuridão.
O Criador ouviu as suas vozes e fez cessar a noite, sendo dia o tempo todo. Logo, a floresta era densa com o crescimento intenso. Tornou-se difícil a caminhada e encontrar os caminhos. As pessoas trabalhavam nos jardins longas horas tentando manter as ervas daninhas puxado entre as plantas de milho e outros alimentos. Ela ficou quente, muito quente, e continuou dia após dia. As pessoas começaram a ter dificuldade para dormir e se tornaram temperamentais discutindo entre si.
Não passaram muitos dias antes de as pessoas perceberem que tinham cometido um erro e, mais uma vez, eles pediram para o Criador. “Por favor”, eles disseram, “nós cometemos um erro em pedir que seja dia o tempo todo. Agora nós achamos que deveria ser a noite o tempo todo.” O Criador fez uma pausa neste novo pedido e pensou que talvez o povo poderia estar certo, apesar de todas as coisas serem criadas em pares … representa para nós dia e noite, vida e morte, bem e mal, os tempos de fartura e os tempos de fome. O Criador amava as pessoas e decidiu fazer a noite o tempo todo como haviam solicitado.
O dia terminou e noite caiu sobre a terra. Logo, as plantações pararam de crescer e tornou-se muito frio. As pessoas passaram grande parte do seu tempo na recolha de madeira para as fogueiras. Eles não podiam ir à caça de carne e, sem cultivo não demorou muito até o povo estar com frio, fraco e com muita fome. Muitas pessoas morreram.
Aqueles que permaneceram vivos se reuniram mais uma vez, rogando ao Criador. “Ajude-nos Criador”, gritaram! “Cometemos um erro terrível. Você tinha feito o dia e a noite perfeita, e como deve ser, desde o início. Pedimos que nos perdoe e faça o dia e a noite como era antes.”
Mais uma vez o Criador ouviu o pedido do povo. O dia e a noite tornaram-se, como o povo pediu, como tinha sido no começo. Cada dia era dividido entre luz e trevas. O tempo tornou-se mais agradável, e as colheitas começaram a crescer novamente.As plantções era abundantes e a caça era boa. O povo tinha muita coisa para comer e não havia muita doença. As pessoas tratavam uns aos outros com compaixão e respeito. Era bom estar vivo. O povo agradeceu ao Criador pela sua vida e pela a comida que eles tinham para comer.
O Criador aceitou a gratidão do povo e estava contente de vê-los sorrindo novamente. No entanto, durante as longas horas do dia e da noite, muitas pessoas tinham morrido, e o criador ficou com pena. O Criador colocou seus espíritos em uma árvore recém-criada. Esta árvore foi nomeado um tsi–nd TLU-GV (ah-ver-na-loo guh) cedro.
Quando você sentir o aroma do cedro ou contemplá-lo em pé na floresta, lembre-se que se você estiver Tsalagi Cherokee, você está olhando para o seu antepassado.
A tradição afirma que a madeira do cedro possui poderosos espíritos protetores para os Cherokee. Muitos carregam um pequeno pedaço de madeira de cedro em suas bolsas de medicina ao redor do pescoço. Também é colocada acima das entradas das casas para proteger contra a entrada de espíritos malignos. O tambor tradicional seria feito de madeira de cedro.
Bites!

Beijos,
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é Muito Importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.